Menos é mais: escadas com design minimalista são tendência
O estilo minimalista tem cada vez mais destaque em grandes feiras de decoração e, por consequência, ganha cada vez mais adeptos. Tendo como principal influência a cultura japonesa, o minimalismo busca subtrair o que é desnecessário, apostando em simplicidade, objetividade e leveza como palavras de ordem. Trazendo o conceito para o design de interiores, esse estilo preza por ambientes claros, com pouca mobília e itens de decoração, predominância de linhas geométricas e espaços livres. Para aplicar o minimalismo ao seu ambiente, deve-se pensar em todos os elementos que o compõem, inclusive na escada. A seguir, confira as duas melhores opções para conseguir aplicar a lei do “menos é mais” ao seu ambiente e torná-lo especial.
1. Escada com viga central
A escada com viga central – ou escada espinha de peixe – tem um design leve e arrojado que traz muita suavidade a qualquer ambiente. Como o nome diz, sua estrutura é composta por uma única viga que apoia os degraus pelo centro. Por isso, os degraus parecem “flutuar”, gerando a sensação de leveza.
A escada com viga central pode ser fabricada em diferentes materiais, permitindo que seu projeto seja totalmente pensado para se integrar perfeitamente aos demais componentes do espaço.
Uma ótima dica é utilizar um dos materiais que mais contribuem para gerar a sensação de leveza e suavidade: o vidro. Devido a sua transparência, o vidro aplicado em escadas traz um ar moderno e ousado, além de conversar diretamente com o “menos é mais” do minimalismo.
2. Escada viga zigue-zague
A escada com viga zigue-zague, também conhecida como escada cascata, possui duas vigas em sua estrutura. Como passam por baixo dos degraus, elas seguem uma forma triangular que torna a escada um elemento diferenciado dentro de um ambiente.
Assim como a escada com viga central, a escada com viga zigue-zague também pode ser fabricada em diferentes materiais e é uma ótima opção para um ambiente com estilo minimalista. Devido aos espaços vazados e à possibilidade de fabricação de degraus mais finos (graças à maior resistência que as duas vigas geram), a escada com viga zigue-zague traz leveza e suavidade ao ambiente.
Uma dica interessante é, em ambientes em que a escada precise ser instalada em um canto de parede, instalar o corrimão direto na parede, reduzindo elementos estruturais da escada e reforçando ainda mais o aspecto minimalista.
Cuidado com os elementos desnecessários
A designação minimalista é muitas vezes utilizada de forma leviana. Ao aplicar esse estilo em um ambiente, procure lembrar que cores neutras e poucas texturas são características essenciais. Quanto à escada, valorize o uso de madeira como matéria-prima e o mais importante, conte com os profissionais qualificados da Escadas MV para executar o projeto de seus sonhos. Assim, você garante que sua escada vai compor perfeitamente seu ambiente minimalista, com alta durabilidade e design exclusivo.