Dica: 4 formatos de escada para o seu projeto
O formato é um dos fatores mais importantes em um projeto de escada e é definido, principalmente, com base nas dimensões e na configuração do local em que será instalada. O espaço disponível, a altura, a área de instalação (o vão) e o layout do ambiente influenciam diretamente na definição, mas o estilo e o design também contribuem para estabelecer qual o formato ideal para a sua escada. Para facilitar essa decisão, separamos 4 formatos de escadas, cada um com suas características e indicações, mas todos com muito estilo e personalidade.
1. Escada reta
A principal característica da escada reta é possuir um lance único, em linha reta, sem nenhuma curva. Ótima opção para ambientes lineares e com espaço amplo, a escada reta pode ser projetada com um ou mais patamares intermediários que servirão para aliviar a subida e dar toque especial ao projeto. Outra vantagem desse modelo é o espaço que fica livre abaixo da escada, permitindo posicionar um móvel, elementos de decoração ou qualquer outro item de seu ambiente, gerando integração e otimização de espaço.
2. Escada em L
O formato composto por um ângulo – uma transferência de lance da escada – é o que define o modelo de escada em L. Geralmente, a mudança de lance acontece por um patamar ou por degraus em leque, podendo ter de 2 a 4 degraus com essa configuração.
Devido à possibilidade de instalação em canto de parede, a escada em L é uma excelente alternativa para ambientes menores. Justamente por gerar essa otimização de espaço e, ao mesmo tempo, garantir um design expressivo, esse modelo é muito utilizado em casas e apartamentos duplex, em que geralmente o espaço é reduzido.
No entanto, a escada em L pode ser aplicada de diversas formas e posições, dependendo do projeto de arquitetura do ambiente.
3. Escada em U
Em geral, o formato da escada em U é atribuído ou por patamares que fazem a transferência entre os lances, ou por degraus em leque.
Muito versátil, a escada em U pode ser instalada tanto no canto da parede, como no centro do cômodo, gerando uma divisão de ambientes.
Em projetos que optam por esse formato, cai muito bem aproveitar o espaço embaixo da escada com um móvel ou até um jardim de inverno.
4. Escada caracol
Essa é a solução mais eficiente e segura quando se trata de ambientes com espaço bem restrito. A escada caracol, além de garantir charme, é muito eficiente, podendo ser instalada em vãos redondos, quadrados, em lajes ou no meio da sala, como um acesso para um mezanino, por exemplo. Além disso, pode ser fabricada em diversos materiais e combinar muito bem com o projeto de vários tipos de ambiente.
Seu projeto agora!
Gostou dessas sugestões? Vamos conversar sobre o seu projeto: a Escadas MV tem todo o know-how necessário para garantir a alta qualidade da sua escada e um projeto exclusivo, feito sob medida. Fale conosco!