A construtora, fundada em 1985, conquistou nestas três décadas de história uma posição de relevância, não só no mercado imobiliário nacional, mas na discussão da boa arquitetura, do design eficiente e do urbanismo de qualidade, necessários para a convivência harmoniosa entre seus projetos e as cidades onde se fundamentam.
Condomínio residencial formado por uma torre e composto por 55 apartamentos duplex, de 58m², 109m² e 167m². O condomínio foi entregue em março/2014, teve seu projeto desenvolvido pela Basiches Arquitetos Associados e foi vencedor do prêmio: “O melhor da arquitetura 2014”, na categoria condomínio residencial promovido pela revista Claudia, da Editora Abril.
Necessitavam de escadas metálicas de viga central para todos os 55 apartamentos duplex. Havia 3 tipos diferentes de apartamentos com plantas de escadas também diferentes. Num dos tipos, parte da escada passaria sob o lavabo e teria a necessidade de ser fechada com espelhos nesse trecho.
Havia também 2 escadas para área comum do prédio, sendo uma escada para ligar o térreo ao mezanino e outra para ligar o subsolo ao térreo.
Para os apartamentos, desenvolvemos 3 projetos de escadas com viga central que tinham as seguintes configurações:
Os apartamentos de 58m² eram 13 e teríamos uma escada dividida em dois trechos:
Trecho inicial vazado, com escada com viga central e o trecho final sobre um lavabo. Nesse trecho final a escada seria totalmente confeccionada em chapa metálica e fechada com espelhos. Com o desenvolvimento do projeto verificou-se a necessidade de ajustar o projeto do lavabo para poder receber a escada e esta se adequar ao espaço designado a ela.
Para os 39 apartamentos de 109m² desenvolvemos uma escada vazada, no formato “L”. Tínhamos ainda 3 apartamentos de 167m² , com escadas também vazadas e no formato “C”. Desenvolvemos, para o térreo, uma escada vazada, com estrutura reforçada para atender uma maior circulação de pessoas. Essa escada recebeu um revestimento de granito, já previsto no nosso projeto e um corrimão em inox e vidro, deixando a entrada do condomínio muito elegante.
Desenvolvemos ainda um projeto para uma escada “pendurada” sobre a rampa de estacionamento, para ligar o subsolo ao térreo e servir, principalmente, para fuga de incêndio. Essa escada necessitou ser em espaço pressurizado e seguir todas as normas do bombeiro.