escadasmv@escadasmv.com.br
+55 (11) 4701-7187 | Whats: 11 93724-7648
Destaque

3 dicas para definir o melhor tipo de escada para o seu ambiente

15 de março de 2017. Publicado por Alexandre Amaral.

3 dicas para definir o melhor tipo de escada para o seu ambiente

Na hora de escolher a escada ideal para sua sala, recepção ou qualquer que seja o ambiente que está sendo construído ou reformado, é preciso considerar alguns aspectos muito importantes, que vão desde o formato que melhor se adequa ao espaço disponível, até o estilo que mais combina com a decoração. Para facilitar a decisão, dividimos os pontos principais em 3 grupos: formato, material e estrutura.

1. O formato
Existem alguns formatos diferentes de escadas residenciais e o espaço disponível no ambiente é o fator que determina a escolha. Dentre os formatos, o mais simples é a escada reta, que se caracteriza por um lance único, em linha reta, sem curvas. É uma escada indicada quando há um ambiente linear e amplo espaço. Apesar de exigir um espaço razoável para sua instalação, este formato traz a possibilidade de utilizar o espaço livre abaixo da escada, com um móvel ou elementos de decoração, por exemplo.

Escada reta

Para ambientes com menos espaço, a escada em L, geralmente construída em cantos de parede, ocupa um espaço menor do que a escada reta e é muito utilizada em casas e apartamentos duplex. Outra opção para ambientes com espaço reduzido – mas o com pé direito alto – é a escada em U. Este formato utiliza patamares ou de 2 a 4 degraus em leque, para gerar o formato curvado.

Escada em L

Escada em U

Há ainda opções em escadas para ambientes compactos, que ocupam o menor espaço possível, cumprem a função e ainda garantem um bom visual. A mais conhecida é a escada caracol, que possui uma coluna central que sustenta todos os degraus que a circulam, formando uma espiral. Este tipo de escada pode ser aplicado em vãos redondos, quadrados em lajes ou no meio da sala, como um acesso para um mezanino, por exemplo.

Escada caracol

Um pouco menos conhecida, mas muito eficiente, a escada Santos Dumont – que leva o nome do seu inventor, o pai da aviação – é indicada para espaços super reduzidos. O formato singular dos degraus permite uma angulação bem íngreme, mas garante a segurança na subida e na descida, gerando um grande aproveitamento de espaço.

Escada Santos Dumont

Com o formato definido, é hora de decidir com quais materiais sua escada será fabricada.

2. O material
Madeira, ferro, inox, vidro… São muitas opções de material a escolher para a sua escada. É importante que a decisão do material leve em conta, além da aparência, a qualidade, a durabilidade e a resistência.

Tradicional e clássica, a escada de madeira é praticamente eterna, se fabricada com o tipo de madeira correto e com o processo adequado. Para garantir sua longa vida, recomenda-se madeiras duras e estáveis como a Cumaru, Jatobá e Garapeira. E, por ser um material natural, requer atenção especial antes da utilização, como por exemplo o controle do índice de umidade – que deve ser verificado por equipamentos específicos no momento da fabricação – e o acabamento.

Escada de madeira

A escada metálica possui todos seus componentes em ferro ou inox. Seus degraus podem ser revestidos de materiais como madeira, mármore, granito e etc, sendo uma ótima solução para empreendimentos de construtoras, pois permite que a escolha do revestimento dos degraus seja feita pelo futuro proprietário do imóvel.

Escada de ferro e inox

Uma das mais versáteis é a escada mista, pois permite o uso de diversos materiais em seus degraus, abrindo um grande leque de possibilidades para sua escada. Com estrutura de ferro ou inox, os degraus podem ser de granito, mármore, madeira e podem receber diversos acabamentos.

Escada mista

Além do material que compõe a estrutura e os degraus da escada, deve-se pensar também em como será o corrimão da sua escada. Além de ser um item obrigatório de segurança, o corrimão é um elemento muito importante no design da escada e, por isso, existem várias soluções diferentes e interessantes. Atualmente, o vidro está muito em alta, devido ao aspecto moderno e leve que ele gera. veja:

Escada com viga central

3. A estrutura
O terceiro aspecto que deve ser definido no projeto da sua escada é a estrutura, que se refere à forma de sustentação dos degraus e da escada em si. Os tipos são: viga central, entre vigas, viga zigue-zague e sobre triângulos.

A principal função da estrutura é conferir resistência e estabilidade à escada, no entanto, o aspecto visual e de design também contam – e muito – na hora de definir o tipo de estrutura. Sua escada pode ser vazada, com um aspecto super leve e minimalista ou pode ser fechada, bem encorpada e suntuosa. Em alguns casos, em que a escada passa sob lavabo ou outro cômodo, a escada pode ter trechos vazados e trechos fechados com espelhos. Veja os exemplos, de um lado uma escada com viga zigue-zague, leve e minimalista. Do outro, uma escada entre vigas: super encorpada e suntuosa:

Escada com viga zigue zague

Escada entre vigas

Colocando em prática
Com esses três aspectos bem definidos e alinhados, o resultado final do seu projeto será muito mais satisfatório. É recomendado que haja a participação de um profissional especializado, para assegurar que as escolhas sejam coerentes e que configurem, de fato, a melhor solução para o seu caso. Por isso, conte com a assessoria da Escadas MV, uma empresa especializada na fabricação e instalação de escadas que garante que todo o projeto da sua escada seja executado com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *